Carreta da Hanseníase já atendeu mais de 8 mil pessoas no Maranhão....

O combate à hanseníase no Maranhão foi intensificado desde 2015, quando o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou ações voltadas para a busca ativa e diagnóstico precoce da doença. A Carreta da Hanseníase – uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Saúde (MS) e o laboratório Novartis – é uma das ferramentas que auxilia na busca de novos casos em todos os municípios maranhenses. Apenas este ano, foram realizados 8.452 atendimentos na carreta e diagnosticados 226 casos novos de hanseníase.
Nesta quinta-feira (14), a Carreta iniciou mais uma etapa de atendimento no município de São Luís. Na capital, o Programa de Combate à Hanseníase é implantado em 54 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Como referência secundária, os pacientes recebem assistência no Centro de Saúde do Bairro de Fátima e de forma terciária, no Hospital Estadual Aquiles Lisboa.
Em março deste ano, o município de São Luís encerrou 300 casos da doença, isto é, pacientes que faziam tratamento tiveram alta e estão curados. Segundo a superintendente de Epidemiologia e Vigilância Sanitária de São Luís, Teresinha de Jesus Jardim Dutra, esse foi um marco para o município.
No primeiro roteiro, a Carreta esteve de 16 a 23 de fevereiro na capital e, na ocasião, 308 pessoas foram examinadas e 11 casos novos encaminhados para tratamento. Este é o segundo roteiro de atendimento no Estado, que iniciou no dia 25 de abril e termina nesta sexta-feira (15). O terceiro roteiro de 2016 iniciará na próxima terça-feira (19), no município de São José de Ribamar e segue até o dia 1º de setembro. Como balanço positivo dessa ação inovadora, a coordenadora do Programa Estadual da Hanseníase.

Quando diagnosticado, o paciente é imediatamente inserido no tratamento e a primeira medicação já é feita dentro da Carreta. Além disso, o paciente é encaminhado a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou hospital de referência, onde as equipes dessas localidades dão continuidade ao tratamento e aproveitam para realizar o exame nas pessoas próximas ao paciente.

PROGRAMAÇÃO DE JULHO
Confira os dias e locais do roteiro da Carreta de combate à hanseníase durante este mês.
CIDADEDATA
Presidente Juscelino20/07
Morros21/07
Cachoeira Grande22/07
Barreirinhas25 e 26/07
Santo Amaro27/07
Humberto de Campo28/07
Icatu29/07

Postar um comentário