Governo do estado lança programa para investir em educação no sistema prisional do maranhão

Depois de inserir mais de 2.500 detentos em ações de trabalho e renda e alcançar a marca de 1.363 inscritos no Enem e no Encceja em 2017, o Governo do Maranhão dá mais um importante passo na promoção do aumento do nível de escolaridade e profissionalização no sistema prisional, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) lança o Programa Rumo Certo, que vai oferecer mais de 45 mil vagas para pessoas presas e seus familiares, egressos e servidores penitenciários.
Inédito no Maranhão, o Programa Rumo Certo vai ampliar as oportunidades de formação e qualificação de mão de obra, oferecendo cursos de capacitação profissional, alfabetização, pós-graduação e preparatório para vestibulares, totalmente gratuitos, no âmbito do sistema carcerário maranhense. Para o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira, a iniciativa inovadora vai potencializar os serviços prestados no ambiente prisional e beneficiar a sociedade em todos os aspectos.
O programa contará com um moderno estúdio, onde todas as aulas serão gravadas e transmitidas pelas centrais de informática instaladas, inicialmente, em oito unidades prisionais da capital e 18 no interior, na modalidade de ensino a distância. As aulas também serão presenciais, nas salas de aula das mais de 40 unidades prisionais da capital e também do interior do estado.
Para que tudo isso seja possível, o Governo do Estado, por meio de sua gestão prisional, firmou importantes parcerias com várias instituições de ensino e também órgãos públicos, entre os quais secretarias estaduais e municipais, que trabalharão em conjunto com a Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN) da Seap. Uma das parceiras nesse processo é a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Além da UEMA, estão na lista de parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que ofertam capacitação técnica, também estão entre as parcerias já consolidadas.

Postar um comentário